Saltar para o conteúdo

O efeito da carência de vitamina A no organismo

Abril 17, 2010

Um estudo realizado pela Universidade de Valência na Espanha,

mostra que a deficiência da vitamina A no organismo humano acaba afetando o metabolismo catabólico das proteínas e induzindo assim o aumento de enzimas do ciclo da uréia (o qual é responsável por eliminar substâncias tóxicas, como a amônia).

A vitamina A é uma vitamina lipossolúvel, ou seja, é sintetizada a partir do colesterol que ingerimos através da dieta.

Desde de pequenos ouvimos  que cenoura faz bem para a visão, e isso porque ela contem uma grande quantidade de vitamina A. Uma cenoura pode conter em média até 1mg da vitamina.

Juntamente com os macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídios), as vitaminas regulam reações que ocorrem no nosso metabolismo.Portanto, se não temos a quantidade necessária das vitaminas que deveríamos ingerir  acabamos deixando de realizar essas reações metabólicas.

Isso não danifica apenas uma parte do corpo mas sim o organismo como um todo. Resultando alterações gerais no metabolismo energético.

O estudo ainda mostra que o grupo de ratos que apresentava deficiência da vitamina A, apresentou taxa de crescimento e peso alteradas.

Fontes como a já citada cenoura, abóbora, mamão, gema de ovo, manteiga e fígado são uma boa para estar com as doses recomendadas em dia…

Artigo

Deficiência da vitamina a e associações clínicas

As recomendações diárias variam de acordo com a faixa etária e o estado nutricional da pessoa.Consulte sempre seu médico e nutricionista.

2 comentários leave one →
  1. adriana marcolini permalink
    Abril 17, 2010 7:20 pm

    Regina,

    Li a matéria, mas fiquei com uma dúvida: a cenoura cozida perde os efeitos benéficos? É mais recomendável comer a cenoura crua ou cozida? Obrigada, Adriana

    • Abril 17, 2010 7:35 pm

      Olá Adriana,
      Quando cozinhamos algum alimento, principalmente legumes e verduras infelizmente acabamos perdendo o valor nutritivo sim. Por isso o melhor é comer a cenoura na forma crua.
      Mas se ainda sim a opção for de cozimento, uma boa dica é cozinhar no vapor, pois dessa forma irá perder bem menos nutrientes.

Deixe um comentário