Saltar para o conteúdo

Crianças devem consumir café desde cedo?

Abril 24, 2010

O café é uma bebida que ora é adorada, ora é odiada. Há ainda pessoas que dizem que adoram seu cheiro, porém detestam seu gosto.

De fato, o cheiro do café é muito bom. Quanto ao gosto, particularmente acho que é uma questão de costume. Quanto mais a gente toma, mais nosso paladar se acostuma com o gosto amargo e forte que o café dispõem.

É raro ver alguém pedindo um cafezinho descafeinado nos lugares, e com isso seu consumo tem sido associado por muitos anos à existência de sua substância mais poderosa: a cafeína.

A cafeína é um estimulante, ela atua no sistema nervoso central, aumentando assim o estado de euforia da pessoa.

Até aí tudo bem, se pensarmos que isso nos deixa mais alerta, mais animado….

Mas o grande problema está na quantidade que consumimos dessa substância. Além de ter crescido o consumo de café na vida das pessoas, outros alimentos que também contém cafeína entram na lista de riscos que aumentam quadros como: ansiedade, irritabilidade, insônia, e muitos outros problemas associados.

E como sabemos, as crianças tem o hábito de “copiar” o que fazemos. Seja no modo de falar, agir e principalmente comer.

Além de achar muito cedo crianças na faixa dos 12 anos tomarem café, a quantidade consumida mesmo que junto com o leite tem sido em média mais do que a metade do copo.

Resultado disso, como foi dito anteriormente, temos crianças mais ansiosas, com dificuldades para conseguirem dormir e muitas vezes com quadros de irritabilidade altos, dores de cabeça constantes, etc.

Por ser considerada uma droga, a cafeína vicia. E se deixarmos de lado o fator animador que ela nos causa, veremos que está mais do que na hora de procurarmos outras alternativas para nos sentirmos melhor e mais dispostos no dia-a-dia.

Atividade física e uma alimentação em dia fazem uma grande diferença para essa meta.

Veja mais em: scielo.br

No comments yet

Deixe um comentário